quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Vamos cuidar melhor do preparo dos alimentos em casa?


Preocupamos tanto com a higiene dos lugares que frequentamos, mas será que ficamos atentos aos simples cuidados que podem ser feitos na nossa própria casa? Uma contaminação cruzada, pode causar uma infecção bacteriana muito severa em bebês e crianças. Fiquem atentos as dicas:

Higiene pessoal:

Lembre-se de lavar bem as mãos toda vez que for manipular um alimento novo; entre os dedos, o braço até o cotovelo, as unhas e a mão por completo. Esteja sempre com as unhas curtas e sem esmalte na cozinha. Lembre-se de enxaguar bem as mãos e secar com papel toalha descartável. Após esse processo aplicar o álcool em gel.

Usar tocas descartáveis diariamente. Nossos cabelos carregam muita sujeira de todos os lugares que passamos. Não queremos que isso caia nos alimentos né? Se por acaso cortar ou machucar a mão use curativo e luva para manipular os alimentos. Use avental limpo sobre a roupa.

Higiene dos utensílios:

- Substituir as colheres de pau por espátulas de silicone. A colher de pau deve ser banida da cozinha pois nas ranhuras da madeira se acumulam muitos micro-organismos causadores de doenças.
- As vasilhas para armazenamento de insumos na geladeira devem ser, preferencialmente, de vidro para que não haja contaminação. O vidro é de mais fácil e completa higienização do que o vasilhame de plástico. Além de ser um material estéril (ou seja, não absorve molhos, água, micro-organismos).
- Facas, colheres, tábuas e utensílios utilizados para picar e manipular alimentos crus, devem ser lavadas antes de usa-los com os mesmos alimentos já cozidos. Essa é a chamada contaminação cruzada que é muito comum na cozinha e pode causar sérias doenças as crianças. Portanto se você picar um peito de frango e depois coloca-lo para cozinhar, lave bem a faca e a tábua usadas para picar o frango cru, antes de colocar o frango quando ele estiver cozido.
- Não utilize pratos, travessas e copos lascados ou trincados e não deixe os utensílios expostos a poeira.
- Tenha sempre duas esponjas, uma para lavagem dos utensílios em gordura, como copos e xícaras, e outra para os com gordura, como pratos e panelas. Para higienizar as esponjas, basta fervê-las pelo menos duas vezes por semana e guarda-las em local seco. O tempo de troca é proporcional ao tanto que ela é usada, mas no máximo em 20 dias você pode substituí-la.
- Prefira as tábuas de vidro. Não use as de madeira. E se optar pelas de plástico, trocar com frequência.
- Prefira as panelas de vidro ou cerâmica. Elas são melhores de cozinhar e não passam nenhum metal para o alimento, promovendo saúde para a sua família.

Higiene do Ambiente:

- Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e perto de muito contaminantes. A lixeira com restos de comida é ótima para o crescimento de bactérias, que podem ser transferidas para os alimentos repousados na pia. O lugar da lixeira é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal para evitar que as mãos toquem o lixo.
- Panos de pia devem ser descartados diariamente. Assim como os panos de pratos que devem ser utilizados apenas para secar pratos, copos e louças e lavados diariamente, deixando de molho em solução de água com água sanitária. O papel toalha é o melhor aliado da cozinha, apesar de pouco sustentável. A opção mais ecologicamente correta é utilizar sempre dois panos, um para secar utensílios e outro para secar as mãos. Não se esqueça de trocá-los diariamente. Ferver os panos é uma boa opção para retirar resquícios de gordura.
- Geladeiras e Refrigeradores devem ser lavados todos os dias, ou pelo menos, duas vezes por semana. Tudo que estiver armazenado dentro deles deve estar tampado e higienizado.

Manipulação de insumos:

- Não guarde enlatados na geladeira. Quando você abre um produto enlatado e usa apenas uma parte. A lata desse produto deve ser descartada e o que sobrou dele armazenado em potes de vidro com tampa e guardado na geladeira. É importante também sempre lavar a lata com água e sabão antes de abri-la.
- Evite quebrar os ovos na pia, use um talher para fazer isso. A casca do ovo é muito suja e pode contaminar outros produtos, ou ainda a pia pode não estar devidamente limpa e contaminar todo o ovo. Limpe bem a casca dos ovos antes de usá-los. Servi-los logo após o preparo.
- Para frutas, verduras, legumes e folhas. Retire as folhas estragadas, lave folha por folha (fruta pro fruta, legume por legume) em água tratada, tirando a terra e as sujeiras com as mãos. Feito isso lave bem as verduras com água corrente. Por fim coloque tudo em uma travessa com uma colher de água sanitária devolvida em um litro de água e deixe de molho por 15 minutos. Enxague e seque bem! Retire a casca dos alimentos que não forem orgânicos e as primeiras “pétalas” de cebolas, repolhos, alface pois essas são as partes das verduras que mais receberam agrotóxicos. Os orgânicos após bem higienizados podem ser consumidos com a casca, ou reutilizar a casca em chás, caldos, fazendo um arroz colorido, a massa de um bolo.
- Alimentos prontos não podem ficar em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Mantê-los aquecidos ou refrigerar para não proporcionar uma ambiente agradável para o crescimento de micro-organismos.
- Como você costuma verificar o tempero dos alimentos? Nada de utilizar as mãos ou a mesma colher que estiver usando no preparo. Use uma colher menor para provar, e lave após experimentar, não vale repetir a mesma colher pra provar outra hora ou outra preparação.
- Os alimentos devem ser descongelados de forma lenta, na parte de baixo da geladeira e nunca em temperatura ambiente.
- Feijões, lentilhas, grão de bico devem ser deixados de molho por pelo menos 24 horas antes de cozinhar. Em uma vasilha funda e de vidro colocar a leguminosa, cobrir com água, colocar umas gotinhas de limão ou vinagre na água. Enxaguar e trocar a água a cada 12 horas. Após o período mínimo de 24 horas de molho descartar a água e cozinhar em água limpa.
- Higienizar com água e sabão toda embalagem que for armazenada em geladeira, leite, pão, sucos, iogurte, etc.

São práticas simples e fáceis, que bastam entrar na rotina para ter mais qualidade e saúde na alimentação da sua casa. Pois nada adianta comprar produtos de “primeira” se o preparo não for adequado, não é mesmo?!


Nenhum comentário: