segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dicas da Cacá: O que é dor abdominal recorrente?

Imagem retirada da Internet
 
Depois de um tempo longe do blog, a Cacá volta com dicas para as mamães!
 
O que é dor abdominal recorrente?
 
É definida como a presença de, pelo menos, três episódios de dor suficientemente fortes para interferir nas atividades habituais da criança, por um período mínimo de três meses.
 
Em geral, não há um único modelo de causa e só em 10% das crianças identifica-se doenças orgânicas: infecção urinária, inflamações do intestino (doença de Crohn, por exemplo), parasitoses ou "intestino preso" (constipação intestinal).
Portanto, a maioria das crianças e adolescentes, tem dor abdominal funcional que é decorrente da própria função do intestino.
Não são necessários exames sofisticados. É essencial que o pediatra faça uma análise completa da queixa e dos componentes da história, um exame físico meticuloso e um raciocínio criterioso  de investigação.
São alguns sinais de alerta para maiores investigações: dor capaz de acordar a criança à noite; vômitos repetidos; dor que altera os hábitos intestinais (ou ¨prende¨, ou ¨solta¨); perda de peso ou atraso no crescimento; dor localizada longe do umbigo, entre outros.
Após se excluírem causas orgânicas, os pais devem ser  orientados; o  tratamento é apenas de suporte ou sintomático, pois 30 a 60 % das crianças apresentam resolução da sua dor. O uso de remédios para dor pode ser necessário para os momentos de crise.
Deve-se encorajar a criança para a realização de atividades normais; devendo haver acompanhamento regular com retornos para o controle dos sintomas.
Dra. Maria do Carmo Lage - Pediatra.
CRM 16108
 
Para conferir todas as dicas, clique AQUI!

Nenhum comentário: